Depois de tanto tempo longe, as aulas, enfim, retornaram na Estação Criança no dia 6 de outubro, com todos os cuidados que o momento exige.
A primeira quinzena de aula foi tranquila e especial. "As crianças retornaram já com uma visão bem clara da necessidade de higiene e do uso de máscara, e isso facilitou o retorno", destaca Janaina Del Pino, Diretora da Estação Criança. Neste primeiro mês as aulas estão ocorrendo no turno da tarde.
De acordo com a pedagoga da Estação Criança, Michelle Medeiros, pedagogicamente, está sendo realizada uma sondagem e verificação das perdas devido ao afastamento da escola. "Observamos algumas mudanças de comportamento, como o retorno ao uso de fraldas de crianças que já haviam passado pelo desfralde, necessidade de auxílio ao banheiro em turmas de alunos maiores, falta de domínio corporal relacionado à postura, volta a se alimentar com auxílio em alguns casos e alguns desaprenderam até a pegar o lápis", reforça Michelle.
Ela explica que o tempo prolongado de isolamento social alterou a rotina totalmente das crianças, causando algumas mudanças de comportamento. "Agora, aos poucos, faremos um trabalho de formiguinha, incentivando a pegada correta do lápis, a melhora da postura e domínio corporal, inserindo todos os cuidados que o momento merece, respeitando o tempo de desenvolvimento de cada criança. Estamos em um período que a escola e família devem se reestruturar para tentar correr atrás do tempo perdido. Autonomia, confiança, empatia são valores que estão sendo trabalhados com maior frequência", explica a pedagoga.
Com a implantação de um extenso protocolo de saúde para contingência ao Covid-19, a rotina escolar sofreu diversas mudanças. O uso de máscara foi incorporado no dia a dia, assim como a aferição da temperatura na entrada e saída da escola. As mochilas passam por higienização e foi instalado um totem de álcool gel na entrada. O aluno só entra nas dependências após rigoroso processo de higienização. Os calçados são substituídos por sapatilhas que só são usados internamente. As portas e janelas permanecem sempre abertas e o ar condicionado não está sendo utilizado. Para auxílio das crianças no banheiro, são utilizadas luvas descartáveis.
Com todos os cuidados, seguimos felizes pelo retorno das aulas presenciais. É muito bom poder contar, novamente, com o movimento constante das crianças nas dependências da escola.