Como forma de se preparar para o retorno das aulas presenciais, que está previsto para ocorrer em setembro, em data ainda não definida, a Estação Criança elaborou um extenso protocolo de saúde para Contingência ao Covid-19. Com o objetivo de garantir a segurança de toda a comunidade escolar, foram estabelecidos diversos critérios, baseados em protocolos de saúde, elaborados com o apoio da nutricionista da escola, Bruna Mocelin, visando planejar as ações necessárias para atender a nova demanda que se apresenta. De acordo com Bruna Mocelin, as medidas devem ser adotadas por de todas as pessoas que circularão no âmbito escolar.
Entre as ações que serão realizadas pela escola quando as aulas retornarem, estão a utilização de termômetro infravermelho (sem contato), que será higienizado duas vezes ao dia com algodão e álcool 70%, disponibilização de propé e álcool 70%. "Realizaremos a aferição da temperatura corpórea das crianças e de todas as demais pessoas que entrarem no ambiente escolar. Na entrada da escola terá um tapete sanitizante para a higienização dos calçados, entre muitas outras medidas. ", explica Bruna. Já os colaboradores realizarão a troca da roupa pessoal, pelo uniforme escolar completo, antes de entrar no ambiente escolar, incluindo sapatos. "Os responsáveis também deverão adotar diversas medidas, como a retirada imediata da criança caso apresente estado febril ou qualquer outro sintoma diferente, como tosse, dor de garganta, dor de cabeça, entre outros. O retorno do aluno só será realizado após a apresentação de atestado médico", destaca a nutricionista. Em caso de alguma confirmação por Covid-19, também foram criados procedimentos que serão adotados. As mochilas serão enviadas pelos pais na segunda-feira com cinco mudas de roupas, duas roupas de cama, um squeeze de água, calçados, kit de máscaras e meias antiderrapantes e permanecerão na escola durante toda a semana. A equipe escolar também já está recebendo treinamento para saber como lidar e instruir as crianças no dia a dia. Entre os cuidados adotados, estão diversas mudanças na rotina escolar. Já os colaboradores estão sendo treinados e orientados para seguir as diversas recomendações e protocolos previstos.
A escola adotará uma série de medidas que serão supervisionadas periodicamente, para garantir que todas as ações serão realizadas com segurança. Também foi criado um protocolo para higienização de brinquedos, conforme a recomendação oficial da Anvisa. "Por precaução, não será mais realizado o dia do brinquedo, pois dificulta a higienização e cuidado dos mesmos", reforça Bruna. Com o intuito de tornar o retorno escolar o mais seguro possível, a Estação Criança não está medindo esforços para deixar as dependências da escola propícia para o ingresso dos alunos. O protocolo vem sendo elaborado desde abril e a equipe escolar já está sendo treinada e instruída para saber como agir quando as aulas presenciais voltarem.