O mundo está passando por uma pandemia. Em uma semana, no Brasil, uma série de recomendações foram feitas, exigindo uma mudança de hábitos da população para que o país enfrente o novo vírus da melhor maneira possível. Isso inclui uma forte mudança na rotina das pessoas. Algumas passaram a trabalhar de casa e no Rio Grande do Sul, decretos resultaram no fechamento de casas noturnas, academias, cinemas, teatros e escolas, entre elas, a Estação Criança, que suspendeu as atividades escolares nesta semana.
Com esse cenário, há muitos pais e mães conciliando o home office com as crianças em casa. Nesse momento, é importante explicar aos pequenos o que está acontecendo e destacar a importância desse isolamento social.
Muito tem se falado no que fazer com os filhos em casa neste período de quarentena. Os pais ficam preocupados em ocupar o tempo dos pequenos com diversas tarefas.
De acordo com a Pedagoga da Estação Criança, Michelle Medeiros, não é necessário lotar o dia das crianças com atividades dirigidas. "Vocês já pararam para pensar que na infância de cada um não se tinha esse monte de tarefas a serem feitas? Vivíamos livres, jogando bola, correndo de um lado para o outro. Claro que o momento atual é de reclusão, mas em algum momento a família pensou em fazer nada com a criança? Nada mesmo, ficar à toa. Observar os pássaros pela janela, contar quantos carros passam pela rua, tentar identificar algo que não tinha notado antes? Isso tudo são atividades que podem ser desenvolvidas", destaca Michelle. Segundo ela, especialmente aos alunos de educação infantil, há tantas coisas simples que podem ser feitas com as crianças para passar o tempo. "Você já se deram conta que agora tem tempo suficiente para ensinar seu filho a se vestir sozinho, caso ele ainda não faça isso? Não precisam sair correndo, podem escolher a roupa e aos poucos, você pode ensinar os movimentos corretos para seu filho se vestir sozinho. E quanto aos sapatos? Pode parecer besteira para alguns, mas tem crianças que ainda não sabem colocar uma sandália de velcro nos pés. Quem sabe, aproveitem para ensinar a como encaixar a sandália corretamente nos pés e após, fixá-las. Ensinar a amarrar os cadarços também é muito válido nesse momento", sugere a pedagoga.
Então, não é necessário usar esse período de isolamento para criar uma rotina rígida, com diversas atividades e tarefas complicadas.
Aproveite esse tempo isolado do mundo externo para reforçar o vínculo com o seu filho, com atividades simples do dia a dia, que normalmente não é possível observar e fazer pela correria da rotina semanal. Com certeza dessa forma ele vai ser muito bem aproveitado.
Para finalizar, Michelle destaca algumas dicas de atividades de nosso cotidiano, que são extremamente importantes para os filhos e que podem ser ensinadas neste período de quarentena:
Vestir-se sozinho
Calçar os sapatos
Amarrar os cadarços
Fazer sua higiene sem auxílio (caso a idade permita)
Organizar seu espaço de brinquedos e separar os que não usam para doação
Servir-se de água sem auxílio
Manusear talheres corretamente
Abrir e fechar botões, velcros ou zíperes
Abrir e fechar potes com lacre, de rosca ou de encaixe
Separar lixo orgânico de reciclável
Lavar a louça (simmmmm, as crianças podem lavar a louça. Deixe o ambiente propício pra elas, você irá se surpreender ).
"Essas e outras mil atividades podem ser desenvolvidas. Pare e pense. Seu filho já consegue fazer tudo isso sozinho?", complementa a pedagoga, deixando esse questionamento para os pais.