Prevenir os filhos de doenças virais está na lista de preocupações de muitos pais. Com o alerta em todo o mundo do novo vírus que está infectando pessoas em diversos países, é comum aumentar essa aflição de manter os filhos mais protegidos contra vírus.
Para saber como se prevenir, é fundamental conhecer como as viroses são transmitidas.
Se proteger contra vírus não é uma tarefa fácil, uma vez que existem diversos, que podem ser transmitidos de diferentes formas. Entretanto, algumas doenças relativamente comuns podem ser evitadas com medidas bastante simples.
Muitas das doenças causadas por vírus são transmitidas por meio do contato com secreções ou gotículas de saliva. Outras são transmitidas por vetores ou até mesmo por alimentos contaminados. Algumas recomendações gerais podem ser adotadas para a prevenção de doenças causadas por vírus.
Lavar sempre as mãos, principalmente antes de se alimentar e após ir ao banheiro.
Não compartilhar copos e talheres.
Lavar sempre os alimentos, dando atenção especial àqueles que serão consumidos in natura.
Alimentar-se apenas em locais que obedecem às normas da Vigilância Sanitária.
Utilizar repelentes em áreas com grande quantidade de mosquitos, dando atenção especial às regiões que apresentam mosquitos Aedes aegypti.
Vacinar-se obedecendo às orientações dos calendários de vacinação. Uma grande variedade de doenças pode ser prevenida com a vacina, como a gripe, raiva, sarampo e catapora.
Evitar aglomerações de pessoas em épocas de surtos de determinadas doenças. Em surtos de gripe, por exemplo, deve-se evitar locais fechados e com muitas pessoas.
Evitar contato com pessoas doentes.
Alimentar-se bem e realizar exercícios físicos, pois esses hábitos estão relacionados com o fortalecimento do sistema imunológico.
Doenças causadas por vírus costumam, geralmente, desencadear sintomas relativamente parecidos. Febre, cansaço e falta de apetite, por exemplo, são sintomas que costumam surgir em diversas doenças virais. É por isso que muitas vezes o médico pode suspeitar de uma virose mesmo sem um resultado de exames laboratoriais.
As viroses mais comuns são aquelas que afetam o sistema respiratório e digestório. Nas viroses respiratórias, costuma-se notar febre, tosse, falta de apetite, dor de garganta e obstrução nasal. Já nas viroses gastrointestinais, observam-se geralmente náusea, vômito, cólica, diarreia e dores abdominais. Nos dois casos, é comum o paciente queixar-se de mal-estar.
Várias doenças virais não apresentam tratamento específico, sendo usados, normalmente, apenas medicamentos para aliviar os sintomas da doença. Na grande maioria dos casos, o corpo consegue sozinho combater o vírus. Para isso, é necessário um sistema imunológico em pleno funcionamento. É por isso que os médicos costumam recomendar repouso, hidratação e alimentação saudável na maioria dos casos de doenças virais.
Das doenças virais que não possuem tratamento específico, podemos citar a dengue, caxumba, sarampo, catapora, resfriado, gripe, febre amarela e zika. Para passar a dor e a febre, nesses casos, são recomendados analgésicos e antitérmicos, que funcionam, como dito anteriormente, apenas para aliviar os sintomas e não para promover a cura.
Vale destacar que um sistema imunológico fortalecido é importante não só para o tratamento das doenças virais, mas também para a prevenção delas. Sendo assim, é fundamental adotar hábitos de vida saudáveis.
Fonte: Brasil Escola