O início de um novo ano é uma boa oportunidade de corrigir erros e começar novos desafios, tanto na vida familiar como na vida escolar, para as crianças. Um novo ano começou e nada melhor que propor aos filhos uma lista de desejos a realizar e outra lista de comportamentos para corrigir ou mudar. Vamos ser melhores pessoas, filhos e pais, no novo ano. Que tal?
Criar metas é algo muito pessoal. O ideal é sentar em família e analisar o que é possível procurar mudar e melhorar nesse ano que está iniciando. Mesmo assim, elaboramos uma lista das propostas mais desejadas pelas crianças para o ano de 2020. Os desafios fazem as crianças crescerem e lutarem para conseguir cumpri-los. Com isso, as crianças aumentarão a sua autoestima e se sentirão motivados para fazer tudo de bom neste novo ano. Veja algumas sugestões:
1. Evitar brigas com os irmãos, primos e amigos. As crianças devem aprender a resolver os conflitos com o diálogo, não com brigas.
2. Se comportar melhor, tanto na escola como em casa.
3. Comer melhor. E isso implica diminuir o consumo de doces e provar verduras. Comer de uma forma saudável é uma boa proposta para o 2020. A família pode pensar juntas ideias de lanches mais saudáveis para incluir no cardápio.
4. Cuidar as palavras, ou seja, ter cuidado com o que se diz. As palavras também ferem. Tem que se evitar, por exemplo, falar palavras feias, que nada constroem.
5. Ter uma melhor relação com os amigos. Compartilhar, da mesma forma que perdoar, são valores importante numa relação de amizade.
6. Não gritar. Se pode dizer tudo com voz mais baixa e com educação.
7. Passar menos tempo em frente à televisão e demais eletrônicos e buscar mais brincadeiras ao ar livre, reunindo os amigos. Brincar é uma forma de não estar apegado à tecnología todo o tempo. Brincar é divertido e aproxima a todos.
8. Procurar cuidar e guardar os brinquedos no lugar após brincar.
9. Lembrar de escovar os dentes, sempre, após as refeições também é muito importante.
10. Lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes de comer é outro hábito de higiene que não deve ser esquecido.
11. Procurar ser gentil e ter cuidado com os animais.
12. Fazer muito carinho nas pessoas a quem querem, aos irmãos, aos pais, avós… Muitas vezes o carinho diz muito mais que as palavras. Os gestos são importantes.
Feliz Ano Novo!
Fonte: Guia Infantil e Academia Norte-Americana de Pediatria