O Natal está chegando e uma boa forma de fazer as crianças entrarem também nesse clima de festa é incluindo-as nos preparativos natalinos. E os preparativos são tantos, que uma ajuda extra é algo bem interessante. A verdade é que seu pequeno pode ser um grande aliado nas tarefas que envolvem a comemoração. São tantos preparativos para o Natal que seria ótimo ter um ajudante pessoal, não é? Mas o que as crianças podem fazer para ajudar? Confira algumas atividades para envolver os pequenos nesse momento, de acordo com a idade.
Embora a participação efetiva dos menores seja mais limitada, eles podem participar das cartas e cartões de Natal deixando sua “assinatura”. Pés e mãozinhas podem ser carimbados com tinta lavável atóxica, possibilitando aos bebês uma atividade sensorial prazerosa e divertida.
Nesta faixa etária, a participação já se torna um pouco mais ativa. Devemos lembrar que, nesta fase, as crianças ainda têm capacidade de concentração limitada, então o ideal é envolvê-los em atividades que durem, no máximo, de 20 a 30 minutos. Uma ótima opção é ajudar com os pacotes de presente: o adulto ajuda a abrir os pacotes e o bebê ajuda a buscar e colocar os objetos dentro.
O laço fica por conta do adulto e no final teremos um belo trabalho em equipe. Eles podem também participar das cartas e cartões de natal como na sugestão anterior, e também serem responsáveis por colocar enfeites natalinos com a supervisão e ajuda de um adulto.
Nesta idade, os pequenos já podem participar da decoração da casa com atividades de curta duração, assim como da preparação da mesa para a noite de Natal. Eles podem, por exemplo, serem os responsáveis por colocar os guardanapos.
Aqui, eles já realizam as atividades anteriores de maneira um pouco mais complexa: auxiliar na montagem da árvore e da mesa de Natal com maior atuação. Também estão aptos a produzirem seus primeiros cartões de Natal ou ajudar na construção de um varal com fotos da família para relembrar bons momentos durante a comemoração.
Além dos itens anteriores, que tal eleger um guardião para o pote com nomes do amigo oculto ou pedir para que a criança seja responsável pela decoração? Ela ainda pode ficar a cargo do "controle dos dias do calendário" com a contagem regressiva para a noite de Natal. Certamente ela ficará eufórica!
Com informações da pedagoga e especialista em rotina infantil, Camila Lavagnoli
Fonte: Revista Crescer