Na medida que o filho começa a crescer, muitos pais passam a se perguntar: será que está na hora de tirar a fralda? Como as dúvidas são muitas, já abordamos o tema desfralde algumas vezes aqui no BLOG, destacando dicas para ajudar nesse momento. Mesmo assim, é comum os pais ficarem sem saber se chegou a hora ou não de iniciar o processo.
Para ajudar a esclarecer os diversos questionamentos que surgem, a Estação Criança realizou um encontro com os responsáveis pelos alunos do Minimaternal e Maternal 1, coordenado pela psicóloga da escola, Daniela Dal-Bó Noschang.
Na reunião ela explicou que uma das melhores formas de identificar se o filho está pronto para tirar a fralda é observando atentamente os sinais. "Normalmente, entre os dois e três anos de idade a criança começa a apresentar alguns sinais que indicam estar na hora de iniciar o processo de desfralde. Tentar arrancar a fralda, avisar que fez cocô e a resistência durante a troca são alguns dos indícios que o momento pode estar chegando", explica a psicóloga.
Quando a criança começa a permanecer com a fralda mais tempo seca, segundo ela, também é um bom alerta, já que nesse período é comum a criança começar a acordar com ela seca, ou deixar para fazer xixi apenas de manhã.
O interesse pelo banheiro também é um bom sinal. Ficar atento à frequência que ela apresenta esses comportamentos também é importante. "A criança começa a demonstrar em ações que está pronta, mas é necessário o olhar do adulto para que ele identifique que chegou a hora", reforça Daniela.
Quando a temperatura começa a esquentar o processo de desfralde pode ser facilitado, já que as crianças usam menos roupas e ficam mais à vontade, mas isso não é regra, já que a hora certa é diferente de criança para criança. "É importante que o processo de desfralde ocorra de maneira natural e o mais espontâneo possível, por isso o momento deve ser pautado pela criança, e nunca forçado pelo adulto", destaca.
Ela explica que é preciso que a criança entenda, desde o início, que há um local para fazer xixi e cocô, sendo necessário deixar o penico no banheiro, para não causar confusão na criança, assim como a troca de roupa também deve ser feita nesse espaço. "Ela precisa aprender a segurar de maneira adequada até o local apropriado. No início é comum a criança fazer um pouco de xixi no vaso e o resto no chão, já que ela está começando a entender o seu corpo. É importante que os pais não trabalhem em cima do não escape, e sim, na organização da criança com o seu corpo, e o seu tempo. Levar a criança ao banheiro com maior frequência pode ajudar, também", detalha.
Na Estação Criança esses sinais também são observados pelas educadoras, que avisam os pais quando acreditam que pode ser o momento de iniciar o desfralde. A escola procura aguardar o momento de cada criança, e diferente de algumas escolas que colocam isso como restrição para passar de turma, na Estação Criança isso não ocorre. O uso de fralda não impede que a criança passe para a turma seguinte.
É importante destacar que cada criança tem o seu momento. Algumas deixam a fralda mais cedo, e outras mais tarde, e isso é bem normal. "Não se preocupem, papais, que cedo ou tarde a criança vai tirar a fralda, então fiquem tranquilos quanto a isso e aguardem os sinais com paciência", finaliza a psicóloga.