Todo mundo precisa de concentração para desempenhar determinadas atividades, inclusive as crianças. Quem tem filho pequeno sabe como é difícil, muitas vezes, fazer ele ficar concentrado para fazer determinada coisa.
A falta de concentração é o resultado de inúmeros fatores. Um deles é a fadiga. Quando alguém está cansado, normalmente tem problemas para focar ou manter a atenção (concentração). O estresse e a falta de energia são outros dois elementos que influenciam decisivamente a capacidade de concentração. Existem alimentos que ajudam a equilibrar o corpo e a contribuir para que a mente esteja mais focada. Listamos alguns deles abaixo.
As frutas em geral são altamente recomendadas na dieta de crianças e pessoas de qualquer idade. Elas tendem a ser macias, não são processadas nem têm muitas calorias, estão cheias de fibras e água e podemos encontrar nelas sabores para todos os gostos. No entanto, há uma que é muito completa e foi revelada como uma excelente fonte de energia para o cérebro: a banana.
As bananas fornecem grandes quantidades de potássio e manganês, ambos elementos são decisivos na dieta de qualquer pessoa. Além disso, pesquisas realizadas pelo The Thomas Clarkson Community College descobriram que as bananas são uma ótima fonte de vitamina B6: estimulam a secreção de norepinefrina e da serotonina. Estes dois neurotransmissores são muito importantes nos processos de concentração.
Em geral, todas as oleaginosas são ótimas para o corpo. No entanto, foi detectado que o amendoim, especialmente sob a forma de manteiga (não em muita quantidade, porque é muito calórico), é uma valiosa fonte de vitamina E: um poderoso antioxidante.
Os antioxidantes protegem os neurônios e estimulam a formação de conexões entre eles. Além disso, a parte gordurosa é rica em tiamina, outra das substâncias que promovem o desenvolvimento e o funcionamento do sistema nervoso central e facilitam a manutenção da concentração.
Em geral, as crianças adoram o iogurte. Isso é muito positivo se considerarmos que é um dos melhores alimentos para melhorar a concentração das crianças e também contribui para a manutenção do estado de alerta, de acordo com um estudo realizado pela Cleveland Clinic Foundation.
Isso ocorre porque o iogurte contém uma alta proporção de tirosina, um aminoácido que ajuda a estimular a produção de dopamina e noradrenalina, dois neurotransmissores cruciais nos processos da atenção. Também contribui significativamente para o bom funcionamento da nossa memória.
Os ovos são considerados um superalimento porque contêm muitos dos nutrientes que devem estar presentes em uma boa dieta. Uma das suas melhores propriedades é a de conter nove aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do nosso metabolismo.
Os ovos são ricos em dois nutrientes essenciais para a memória e a concentração: luteína e colina. Como se isso não bastasse, eles também são uma ótima fonte de proteína e energia. Isso os torna um alimento muito importante nas fases de crescimento.
A aveia é um daqueles alimentos que não devem faltar na dieta de qualquer pessoa em qualquer idade. Não só tem uma grande capacidade de saciar o apetite, mas também é uma ótima fonte de energia. É fibra pura e tem uma alta concentração de potássio e zinco.
Além disso, a aveia contém uma grande proporção de vitamina E e várias vitaminas do grupo B. Ambos estimulam a concentração das crianças: são nutrientes essenciais para o cérebro e são necessários para a atividade cognitiva.
Todos estes alimentos representam uma excelente opção para a nutrição das crianças. O melhor de tudo é que esses alimentos que ajudam a melhorar a concentração das crianças são gostosos e sempre são unanimidade entre elas. Não deixe de incluí-los na sua dieta!
Fonte: A mente é maravilhosa