Entendimento de que também fazemos parte do meio ambiente e que nossas ações o impactam de alguma forma. Assim pode ser definida a ideia de consciência ambiental. Muitos pais se perguntam como transmitir isso para as crianças e jovens.
Se para desenvolver a consciência sobre algo precisamos conhecer e entender como funciona, quando falamos sobre a natureza essa tarefa pode ser difícil se a criança não tiver contato direto com a natureza.
Nesta perspectiva, aproximar as crianças do meio ambiente é uma forma eficiente de trabalhar a questão da consciência ambiental. As razões? Relacionamos abaixo:
Além de divertido, explorar atividades que permitem o contato com os elementos da natureza melhora aspectos como a concentração, criatividade, confiança em si mesmo e pensamento crítico.
Essa ideia é defendida por especialistas e educadores ao redor do mundo. Um deles é Richard Louv, cofundador da rede internacional “Children and Nature” e autor do livro “A última criança na natureza”.
Em sua obra, afirma que hoje temos uma geração alienada na natureza e, portanto, de sua significância. Para ele, se torna urgente resgatar essa proximidade, exaltando a importância do contato com o meio ambiente e os consequentes benefícios para a saúde física e psicológica das crianças, entre eles, a redução da ansiedade, estresse e obesidade.
E falando em elementos da natureza, eles estão tão presentes nas atividades desenvolvidas pelos alunos da Estação Criança, que neste ano as crianças foram desafiadas a fazer experiências utilizando o fogo, a terra, o ar e a água. Quem compareceu na Feira de Ciências teve a oportunidade de conferir os brilhantes experimentos realizados pelos alunos.
E essa conexão com a natureza não implica necessariamente em algo elaborado, como a construção de uma horta. Apesar de que fazer uma horta é algo também muito especial e os pequenos adoram. Na Estação Criança todas as crianças são convidadas a colocar a mão na terra e colaborar com o cuidado da horta escolar.
Incentivar que os alunos tirem os sapatos e sintam com os pés na terra, toquem as plantas e interajam com os insetos já é um ótimo começo para aprendizagens mais significativas. Se você mora em apartamento, leve seu filho para uma praça ou um parque e deixe ele se divertir correndo com os pés na grama.
Brincadeiras simples como pega-pega, construção de castelos de areia, pique-esconde e caça ao tesouro incentivam essa interação com o espaço ao ar livre e o contato com a biodiversidade na prática e de uma forma lúdica.
Também é interessante deixar que eles descubram quais brincadeiras a natureza permite criar, como transformar um galho seco em espada ou construir uma torre de pedras.
A máxima não poderia ser mais verdadeira. Na medida em que as crianças vão brincando e se apropriando do meio ambiente, elas passam a entender de forma empírica como a própria natureza funciona e, assim, compreender o seu papel naquele contexto.
Ao cultivar o interesse, respeito e cuidado com os fenômenos, elementos e espécies que habitam o mundo, são capazes de desenvolver uma consciência ambiental mais prática, isto é, para além dos discursos e teorias.
Fonte: Portal Aprendiz/Uol