No próximo domingo comemoramos mais um Dia dos Pais. Se o dia 11 de agosto é reservado para lembrarmos e homenagearmos aqueles homens que se dedicam ao papel da paternidade, também é dia de pensarmos em como é ser um pai.
A data é simbólica, já que todo dia é dia para agradecermos quem nos preparou para o mundo. Seja em vida ou somente na memória, devemos sempre lembrar do amor que nutrimos pelos nossos velhos e vice-versa. Pensando nisso, separamos cinco aspectos que podem mudar quando deixamos de ser apenas filho para nos tornarmos um pai. Pois mudanças acontecem. E elas vêm para modificar a vida de uma maneira nunca antes experimentada.
Se antes seu tempo era revezado entre as coisas que você curtia e alguns compromissos com a família e amigos, agora você tem um filho. Todo cuidado e dedicação vão ser necessários para que ele desenvolva ao máximo as capacidades dele e se sinta cercado pelo carinho que merece. Cada dia é um novo aprendizado, e ver ele crescer também vira parte da sua felicidade.
Já imaginou ter uma companhia para todas as suas maiores paixões? Um torcedor ou uma torcedora fanático(a) pelo mesmo time que o seu, o jogador ou a jogadora que faltava no seu time, a dupla para tocar sua música favorita, um amigo ou amiga para sempre surfar ao seu lado ou um companheiro ou uma companheira para todas as horas. E se ele ou ela não gostar do que você gosta, então você vai aprender a expandir seus gostos e interesses. Pois não criamos um filho para ser a nossa cópia exata. Cuidamos deles para que eles atinjam o máximo do seu potencial. Ensinamos todo dia, aprendemos por toda a vida.
Cada dia é uma batalha e temos que vencer desafios em nossa rotina. Buscaremos ser o melhor que pudermos em todos os campos da nossa vida, ajudando quem for possível e conseguindo os melhores resultados no âmbito profissional. Atingir objetivos pessoais e conquistar sucesso é bom, mas ter uma pessoa que admira você e se espelha em suas atitudes é uma responsabilidade imensa.
Cada pai é um herói para o seu filho. Seja por simplesmente fazer ele feliz ou por conseguir prover a segurança, a comida e o ensino que ele exige e merece. Se pai é compartilhar os momentos felizes e saber impor limites. Você deixou de ser um grande homem para se tornar um exemplo. E isso vai fazer você querer ser melhor do que nunca.
Sair com os amigos faz parte da rotina. E não falha: seja para jogar futebol, em uma viagem ou em um encontro em uma roda de bar, eles fazem parte dos nossos planos. Afinal, eles trazem alegria, algumas risadas e diversos outros aspectos que somam para a nossa personalidade. E com seu filho não vai ser diferente. Talvez você diminua a frequência com que encontra os amigos que viu nos últimos 15 anos, mas eles sempre vão estar por perto. E também serão exemplos. Não é só você que irá se importar com os rumos do seu filho. Quem ama você, também cuidará para que a felicidade do seu pequeno ou pequena seja uma realidade.
Quando saímos da condição de filhos para pais, entendemos que a vida não se resume somente ao que pensamos e queremos. Talvez todos seus planos mudem em função de uma pessoa. E você não vai abrir mão do que sempre quis a contragosto. Suas prioridades vão mudar e cada ideia que você tiver sempre irá incluir mais um.
Seu filho vai depender de você e vai gostar de ter sua companhia. E quando você entende que será uma das pessoas mais importantes da vida dessa pessoa, você enxerga tudo que já fez e irá fazer de uma maneira diferente.
Faz tempo que você cresceu e deixou de olhar pra cima na hora de abraçar seu pai. Agora, o abraço vem por cima do ombro, de lado. O sentimento não mudou, mas você cresceu. E quando viramos pais, acontece algo semelhante. O sentimento segue o mesmo, mas agora você entenderá toda preocupação, todo cuidado, todo trabalho e toda dedicação que ele teve para que você também pudesse viver essa experiência. Em cada momento feliz e até nos momentos de dificuldade você lembrará do que seu pai fez. E entenderá melhor cada atitude do seu velho. Você olhará ele de igual para igual.
Além disso, você ainda ganhará um aliado. Pois depois de ser pai, um dia é bem provável que você se torne avô. E a proximidade do seu pai ou da ideia do que ele foi para você não significa que você tenha que fazer tudo igual ao que ele fez. Seja um pai de acordo com o que você considera correto e positivo.
O que não muda de jeito nenhum é o amor que cada um sente pelo seu pai. No Dia dos Pais, procure dedicar todo o tempo para o seu filho e se possível, dedique um tempo para o seu pai, se ainda tiver ele por perto. E se você é pai, de primeira viagem ou não, aproveite cada minuto desse dia que é só seu.
Fonte: Spotlight