Aleitamento é um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar o desenvolvimento social, segundo a Organização Mundial da Saúde
Você já ouviu falar da Campanha Agosto Dourado? Considerada uma extensão da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece de 1º a 7 de agosto, a campanha tem como propósito promover durante o todo o mês ações de incentivo para o aleitamento materno e sensibilizar, não apenas as mães, mas a sociedade sobre a importância do ato para a saúde do bebê.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno é a maneira ideal para fornecer às crianças os nutrientes que necessitam para um desenvolvimento saudável. Por isso, é considerado um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde e o desenvolvimento social e econômico de indivíduos e nações.
Além dos benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para o bebê, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, de respiração, audição, deglutição e psicomotoras.
Na questão auditiva, as mamadas estimulam o canal do ouvido e, assim, ajudam a evitar as infecções desta região que também é favorecida pela deglutição.
Neste ano, a campanha Agosto Dourado que, que inicia no primeiro dia do mês, promove a amamentação no Brasil com base no slogan "Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!".
O objetivo é conscientizar pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno, criando um ambiente que permita a mãe manter a amamentação como fonte exclusiva de nutrição nos primeiros seis meses de vida e como fonte complementar até os dois anos de idade.
Já a Semana Mundial do Aleitamento Materno é promovida pela OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países.
Fonte: Notícias R7