Existem alguns materiais que sempre fazem sucesso entre as crianças. Por mais que a massinha de modelar não é mais novidade entre as crianças, ela sempre é garantia de muita diversão. Quando a criança modela a massinha, a criatividade vai longe, e o legal é que ela também estimula a parte sensorial, o tato, a visão e até o olfato. Mesmo depois de adulto a gente ainda lembra daquele cheirinho característico da massinha. E nessa brincadeira toda até a coordenação motora fina sai ganhando. O melhor de tudo é que sempre surge um jeito novo de brincar com ela. Por isso, reunimos sete formas diferentes de brincar com a massinha para inovar nas brincadeiras:
A ideia é juntar bichinhos de plástico com a massinha e brincar de fazer fósseis. Diferente, né?
Que tal misturar canudos e massinha e criar construções divertidas? Veja mais aqui https://www.firefliesandmudpies.com/20-creative-straw-crafts-and-activities/
Olha que ideia boa para um cantinho: separar materiais diversos, como botões e palitos de picolé e falar para as crianças montarem os seus bichinhos. Essa ideia é do Pre-kpages.com que você pode conferir aqui.
https://www.pre-kpages.com/making-insects-with-play-dough/
Outra oficina divertida é a de montar cupcake com massinha. Veja algumas ideias aqui. Mas se não tiver esse material, você pode improvisar com o que tiver.
https://mamapapabubba.com/2015/04/18/cupcake-play-dough-kit/
É só separar diferentes objetos e pedir para a criança usar como carimbo na massinha. Olha que maneira divertida de explorar texturas!
Tem gente que reclama que as crianças misturam as cores da massinha. Mas isto faz parte da exploração. Que tal transformar um problema numa oportunidade? Você pode, por exemplo, entregar à criança um pedaço de massinha amarela e outra azul e precisam misturar para ver o verde. Que tal dar uma bolinha amarela e outra vermelha e deixar a criança se maravilhar encontrando o laranja? São muitas cores que podem ser criadas pelas crianças. Vai ser bem divertido.
E por último, mas não menos importante, que tal brincar livre? Reúna massinha e crianças e você verá quanta coisa legal pode sair daí!
Fonte: Lunetas