A semana está bem movimentada na Estação Criança, já que entre 15 e 19 de julho está acontecendo uma Feira de Ciências nas dependências da escola.
Baseada no projeto do artista plástico Gandhy Piorski, a feira tem como tema Brinquedos da Natureza: O brincar a partir dos quatro elementos.
Uma das linhas de estudo de Gandhy é a relação entre criança e natureza, que aborda, entre vários raciocínios, os denominados “brinquedos da natureza”.
Na semana anterior os alunos foram desafiados a buscar experiências ligadas aos quatro elementos da natureza: Fogo, água, terra e ar.
A feira iniciou na segunda com a apresentação das experiências dos alunos do Jardim B, que receberam como missão escolher experimentos ligados ao fogo. Já a turma do Jardim A recebeu como elemento a água. A terra foi destinada às turmas do maternal e o Berçário e o Minimaternal ficaram com o ar.
A Feira de Ciência tem o poder de despertar o interesse pela ciência, estimular a curiosidade e incentivar a criatividade. Enquanto estão apresentando as experiências, as crianças recebem a ajuda e apoio dos professores e pais, na condução da apresentação. Os olhares curiosos dos pequenos demonstram a importância dessa ação para as crianças.
Durante toda essa semana acontece a Escola Aberta, onde os pais estão convidados a acompanhar as experiências dos alunos. Ao final de cada dia, está ocorrendo uma votação, com a seleção de 2 a 4 experiências que serão reapresentadas posteriormente.
Já na sexta-feira, dia 19, às 18 horas, a Feira de Ciências será aberta para a comunidade prestigiar, quando serão apresentadas as experiências selecionadas.
Durante toda a infância as crianças entram em contato com os quatro elementos no brincar. Mas, afinal, quais são os brinquedos de cada elemento da natureza? Confira abaixo uma breve explicação, de acordo com o estudo de Gandhy Piorki, e comece também a identificá-los nas brincadeiras das crianças.
Brinquedos do fogo
As crianças que brincam com fogo desafiam a ordem e o medo.
Os brinquedos do fogo são os que sugerem explosão corporal, adrenalina. Um exemplo é a brincadeira de pular corda, que usa muitas expressões como “queimou” ou “foguinho”. Brincadeiras de sombra ou de fazer cinema, com lanternas ou velas, também são do elemento fogo. Os brinquedos deste elemento sugerem uma certa transgressão, como por exemplo, pegar fósforos escondido. As crianças que brincam com fogo desafiam ordens e medos, além de provocarem superações. Brincar de fazer comida com fogo imaginário, também é um exemplo de brincadeira deste elemento.
Brinquedos da água
Brinquedos da água estimulam simetria e equilíbrio.
Os brinquedos da água estimulam o olhar da natureza, bem como a simetria e o equilíbrio. O melhor exemplo destes brinquedos são de coisas que flutuam, como barquinhos feitos com os mais variados materiais – sempre montados para não virarem com o movimento da água e não se afundarem nela, através da citada visão de simetria e equilíbrio. Brincar de pescaria também entra nesta categoria. Os brinquedos da água são os da fluidez, da leveza, os que superam obstáculos.
Brinquedos da terra
Brinquedos da terra imitam a dinâmica cultural.
Os brinquedos da terra são aqueles do universo da casa, da família, os que imitam a vida cultural, os que têm contato com a matéria e os de pés no chão, os que sugerem um enraizamento social. Brincar de se aterrar na areia, de moldar objetos com barro e de investigar o que se tem dentro das coisas – como a anatomia de animais –, por exemplo, são brinquedos da terra. Brincar de casinha, fazendinha, cozinha, montaria, carros de boi, lutas de espadas, são todos pertencentes ao elemento terra por sua dimensão cultural e por fazerem com que as crianças criem novas formas de cultura através de sua imaginação. As brincadeiras da casinha ou de fazer comida, por exemplo, se remetem à nutrição, ao servir, à partilha, ao cuidar de bonecas (crianças), ao carinho pela família.
Brinquedos do ar
Ampliam a visão e os sentidos.
Os brinquedos do ar são aqueles que ampliam a visão e os sentidos, que trazem a contemplação, que remetem a uma ideia de leveza e que sugerem um deslocamento social. As pernas de pau entram nesta categoria, pois a criança, ao usar o brinquedo, amplia sua visão do mundo, o enxerga sob outra ótica. Petecas, pipas, aviãozinho e todos os brinquedos que dependem de aerodinâmica, também são do ar. Brincadeiras com penas – que observam ou imitam pássaros –, com asas, ou até pulos expansivos também são considerados brinquedos deste elemento da natureza.
Quer saber mais sobre o projeto de Gandhy Piorski? Acesse: Lunetas