Nesta semana que comemoramos do Dia Mundial do Meio Ambiente, nada melhor que parar um pouco para refletir sobre as nossas atitudes. O que estamos fazendo para preservar o nosso planeta? Estamos ensinando ações e atitudes positivas para que nossos filhos sigam preservando o meio ambiente?
Listamos abaixo algumas atitudes simples que podem ser aplicadas no dia a dia com a finalidade de minimizar os danos causados no meio ambiente. Confira quais você e sua família já estão fazendo e aproveite para colocar as outras em prática, também. Nossos filhos aprendem com exemplos, então comece a fazer, que logo ele estará repetindo essas atitudes de preservação.
Comece trocando as lâmpadas por modelos eficientes. Em seguida, preste atenção para não deixar luzes acesas em cômodos que não estão sendo utilizados e desligue o computador durante a noite. Nas tarefas domésticas, busque ser mais eficiente, por exemplo, esperando acumular roupas o suficiente para encher uma máquina antes de lavá-las.
Evite impressões desnecessárias: ingressos (quando há a opção de e-ticket), extratos de banco, via da compra no cartão, contas que podem ser pagas online… Nada disso precisa ser impresso. Ao usar papel para anotações, certifique-se de usá-lo por completo antes de reciclar. E, na hora de dar presentes, experimente reutilizar papéis antigos ou buscar novas formas criativas de embrulhá-los. As crianças vão adorar participar dessa parte, criando embrulhos divertidos e diferentes.
Que tal escolher um dia da semana e não consumir carne? São necessários 9,5 mil litros de água para produzir cada meio quilo de carne, e cada hambúrguer que vem de animais que pastam em áreas desmatadas causou a destruição de cinco metros quadrados de floresta.
Só de desligar a torneira ao escovar os dentes, por exemplo, é possível economizar 18 litros de água por dia. Experimente fazer o mesmo quando for ensaboar as mãos ou as louças na pia na hora de lavá-las para economizar ainda mais. E não esqueça de explicar para o seu filho a importância de economizar água.
Talvez você já tenha ouvido falar da ilha de plástico no Pacífico. Ela é formada por 4 milhões de toneladas de plástico e tem quase duas vezes o tamanho do estado de São Paulo. Reduzir o consumo de plástico no dia a dia é fundamental para reverter este cenário. Muitas cidades brasileiras já aboliram a sacola plástica no supermercado ou passaram a cobrar por ela para tentar limitar o consumo. Se não for o caso da sua, experimente levar as próprias sacolas, uma mochila ou carrinho de compras para colocar o que comprar. Tenha também a própria garrafinha para quando precisar tomar água: cerca de 90% das garrafas de plástico não são recicladas e acabam em aterros. E, se for usar copos plásticos em festas, tente lembrar qual é o seu ou adote a técnica de marcar o nome com uma caneta em vez de jogá-lo no lixo cada vez que for tomar algo. O meio ambiente agradece.
Fonte: Revista Galileu