Neste ano a época de Páscoa está sendo um pouco diferente. Devido ao período de isolamento que estamos vivendo, nesse ano não está sendo possível planejar aquele domingo com a família, parentes e amigos reunidos, nem aquele passeio para um lugar especial.
Com o avanço da pandemia, as pessoas estão descobrindo novas formas de comemorar datas especiais, sem sair de casa.
Mesmo assim, é possível deixar a data bem especial com diversas brincadeiras que podem ser feitas com as crianças, para marcar a passagem da semana santa.
Que tal conferir algumas ideias de brincadeiras para fazer com os pequenos. Certamente eles irão adorar:
Antes das crianças acordarem, esconda pela casa alguns objetos, como bichinhos de pelúcia ou outros brinquedos ou acessórios. Depois, diga para elas procurarem pela casa os itens, e você deve ir avisando se elas estão “quentes” (próximas) ou “frias” (longe) de encontrá-los.
Uma gincana bem conhecida é de colocar o rabinho de algodão (ou lã) no desenho de coelhinho. Bem simples, não precisa de muitos materiais: basta uma bola de algodão, uma cartolina ou outro material com um coelho desenhado (pode ser um quadro), fita crepe e uma venda para os olhos das crianças. Vendadas, elas deverão acertar o pom-pom no lugar certo do desenho!
A mais tradicional das gincanas, a caça aos ovos é muito fácil de preparar. Sem que as crianças vejam, você deve esconder o ovo de Páscoa pela casa. Quando acordarem, vá distribuindo pistas sobre os esconderijos, além de criar uma “trilha” de patinhas de coelho até os ovos. Uma boa ideia é separá-los por cor: assim nenhuma criança fica sem seu doce!
Quer uma dica de brincadeira com comida que não seja chocolate? Então essa é perfeita para você! Corte rodelas médias de cenouras e distribua entre as crianças. Cada um deve colocar a sua rodela no olho, com a cabeça inclinada para trás. Ao dar o sinal, os pequenos precisam levar a rodela dos olhos até a boca. Mas atenção: não pode usar as mãos! Os adultos também podem entrar na brincadeira.
Usando uma caixa de papelão, faça o desenho de um coelho e corte meio círculo da caixa, no local que seria a boca. Distribua entre as crianças bolinhas coloridas, de qualquer tipo. Determine uma distância razoável da caixa e diga para eles acertarem as bolinhas na boca do coelho. Ganha quem conseguir colocar mais bolas no coelho: e o prêmio pode ser em chocolate, claro!
Com tinta própria para pintura facial, pinte o nariz da criança de vermelho e risque bigodes nas bochechas. Este tipo de tinta é facilmente encontrado em lojas de festa. Corte uma cartolina em formato de orelhas de coelho e prenda em uma tiara para cabelos. Para completar, costure um pompom de lã na calça da criança para imitar o rabinho do coelho. Fica uma fofura."
Normalmente essa brincadeira é feita com ovos cozidos, mas para entrar no clima da Páscoa, pode ser usado ovinhos de chocolate. Quem for participar fica lado a lado, na faixa de largada, com uma colher na boca, equilibrando o ovinho na ponta. Para fazer dentro de casa, o ideal é escolher a maior peça e arrastar os móveis para os cantos para dar espaço. Dada a largada, é preciso andar sem derrubar o ovo da colher até o local estipulado. Não pode ajudar com as mãos. Ganha quem chegar primeiro.
Fontes: M de Mulher / Gazeta do Povo