Brincar é a coisa mais natural e saudável que uma criança pode fazer, é a linguagem universal dos pequenos, sendo uma peça fundamental no processo de desenvolvimento físico e emocional
O ato de brincar favorece o desenvolvimento de habilidades e estimula o convívio social.
Brincar é imaginar, criar e pensar. A Estação Criança acredita na importância disso e é assim que procura ensinar as crianças, desde os primeiros meses de vida, quando ingressam no berçário.
Brincar em grupo favorece princípios como cooperação, liderança e competição.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções.
Quando a criança joga, ela compreende o mundo à sua volta, aprende regras, testa habilidades físicas, como correr, pular, aprende a ganhar e perder. O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora. A brincadeira em grupo favorece alguns princípios como o compartilhar, a cooperação, a liderança, a competição, a obediência às regras. O jogo é uma forma da criança se expressar, já que é uma circunstância favorável para manifestar seus sentimentos e desprazeres. Assim, o brinquedo passa a ser a linguagem da criança.
Com informações do Canal do Educador - Brasil Escola