Ter uma alimentação adequada na infância é essencial para que a criança cresça e permaneça com hábitos saudáveis. Nos primeiros anos de vida é fundamental que as crianças ingiram as vitaminas necessárias para o seu correto desenvolvimento, e que são fundamentais para o crescimento dos pequenos.
O que acontece se as crianças não comem suficientes vitaminas? Poderão sofrer transtornos como a anemia, anorexia, problemas digestivos, problemas nos ossos e nos músculos e inclusive pode afetar o estado de ânimo da criança. Mas, você sabia que o excesso de vitaminas também é prejudicial? Pode causar o sangramento das gengivas, vômitos, perda de apetite ou diarreia.
No sábado, 31 de agosto, celebramos o Dia do Nutricionista, este profissional tão importante que diariamente se preocupa em orientar e incentivar a boa alimentação.
Na Estação Criança, esse papel é feito pela nutricionista Bruna Mocelin, que busca estimular os bons hábitos alimentares dos alunos, incluindo no cardápio alimentos nutritivos e saudáveis.
Entre algumas dúvidas que surgem quando o assunto é alimentação adequada, uma delas é referente às vitaminas: será que meu filho está ingerindo as vitaminas que necessita para crescer forte e saudável? Pensando nisso, esclarecemos algumas dúvidas abaixo:
Mitos e verdades sobre as vitaminas
- Apesar de que pareça um mito das vovós, o suco de laranja perde suas vitaminas se não for consumido rapidamente. A razão é porque com a luz acelera o processo de oxidação.
- Não é aconselhável requentar nem cozinhar excessivamente os alimentos para que não percam suas propriedades.
- As frutas e verduras frescas devem ser lavadas e descascadas pouco antes de consumi-las. Deixá-las de molho durante muito tempo faz com que perca suas propriedades.
- Se a pele ou a casca é comestível, aconselha-se comê-la. Também na pele encontramos muitas vitaminas.
- As vitaminas se mantêm melhor se cozinharmos em panela de pressão.
- Ao reaquecer os pratos uma vez ou outra as vitaminas se perdem.
- Se você cozinhar verduras na água, conserve-a para fazer sopas. Ali dentro existem muitas vitaminas.
As mais importantes vitaminas para crianças podem ser obtidas por meio de uma alimentação equilibrada, que garante um desenvolvimento saudável e sem a necessidade de suplementos.
Fonte: Guia Infantil