A Páscoa está chegando, e mesmo que o período no momento seja de isolamento social, muitas crianças estão aguardando, ansiosas, por essa data especial.
Por isso, se a sua família tem o costume de comemorar a Páscoa anualmente, é importante não deixar ela passar em branco, mesmo que a comemoração tenha que ser feita de forma adaptada por conta da pandemia.
Uma ótima forma de fazer com que o clima de Páscoa permaneça vivo nesse momento é decorando a casa de uma forma toda especial, deixando o lar bem receptivo para a chegada do coelho. A ideia é envolver as crianças na decoração, usando o que tem em casa. Com criatividade e muita imaginação é possível criar um ambiente bem especial para que as crianças curtam esse momento com a família.
Escolha um canto tranquilo da casa e, junto com o seu filho, monte o ninho do coelhinho da Páscoa. Você pode usar uma cesta de palha como base e decorar com ráfia, cenouras mordidas e coelhos de pelúcia ou pano.
Com um barbante e prendedores de roupa coloridos, faça um “varal de Páscoa”. Nele você pode pendurar os desenhos temáticos feitos pelos seus filhos, saquinhos com ovos e mensagens positivas que remetam à data.
Na noite anterior à Páscoa, espalhe patinhas do coelho pelos cômodos, criando um caminho que leve as crianças até o ninho. Você pode usar a criatividade e fazer as pegadas com farinha de trigo, talco com água.
O ovo é um elemento fundamental na Páscoa. Por isso, uma ideia é pintar ovos de galinha. Com auxílio de uma agulha, faça um furinho no ovo do tamanho da ponta de uma caneta. Insira um palito para ajudar a quebrar a gema e facilitar a retirada dela junto com a clara pelo furo. Depois lave bem com água e detergente. Você também pode deixar de molho em uma solução com água e vinagre. Deixe secar e mãos à obra. Use tinta atóxica e deixe seu filho criar à vontade. Vale acrescentar fitas coloridas ou, com uma caneta hidrocor, escrever mensagens. Espalhe-os pela casa e pelo ninho do coelho. Essa dica já foi reforçada na nossa página do Facebook como sugestão de uma educadora.
Para deixar a sua casa mais divertida, pendure nas paredes máscaras em formato de coelho. Você pode fazer o rosto do coelho em uma cartolina, papelão ou EVA. Corte e dê para as crianças colorirem. Cole pela casa ou pendure no “varal da Páscoa”.
Se as crianças quiserem vesti-las, lembre-se de fazer três furos na máscara, mais ou menos na altura dos olhos da criança, e no nariz. Faça também um pequeno furo em cada um dos lados e amarre um elástico. Assim, a máscara não cai e as crianças podem se divertir muito!
Fonte: Revista Crescer