Por mais que as orientações para evitar o contágio pelo novo coronavírus estão sendo divulgadas em diversos locais por autoridades e meios de comunicação, sempre surgem algumas dúvidas. Muitos ficam na dúvida sobre quais as medidas e cuidados específicos que devem ser adotadas pelas crianças. Mesmo sendo a faixa etária com menos incidência, há diversos casos confirmados nesse segmento da população.
Além disso, por terem maior índice de manifestações assintomáticas, crianças podem ser vetores de transmissão para públicos mais suscetíveis de contaminação e evolução do quadro de saúde da covid-19. Assim, os cuidados com essa faixa servem tanto para proteger essas pessoas quanto os que estão ao seu redor.
O Ministério da Saúde divulgou uma cartilha (que pode ser acessada aqui) que recomenda que pais expliquem às crianças o que está ocorrendo com a pandemia, a seriedade da situação e o que é o coronavírus. O diálogo é importante para lidar com sentimentos como insegurança e medo, (como já falamos aqui no BLOG) decorrentes das mudanças que surgem neste novo momento.
Nesse papel educativo, acrescenta o documento, os pais devem apresentar aos filhos as medidas necessárias para a sua proteção e de quem está próximo, como familiares, especialmente os que integram os chamados grupos de risco.
O documento tem linguagem adaptada para crianças e adolescentes e pode servir como material informativo, a ser disponibilizado pelos pais a seus filhos e familiares.
Fonte: Agência Brasil