Reunimos 5 dicas de como a educação infantil pode preparar as crianças para os obstáculos da vida adulta
Criatividade, dinamismo e adaptação às mudanças. Essas são apenas algumas das muitas habilidades que são exigidas das pessoas quando elas crescem. Mas como preparar as crianças para que elas tenham essas competências no futuro? Confira 5 formas de inspirar as crianças para que se tornem adultos curiosos, inovadores, criativos e cheios de ideias próprias.
Levar as crianças para passeios e atividades fora do comum, como uma caça ao tesouro, por exemplo, ajuda a estimular a criatividade e potencial de curiosidade. Museus, exposições, brincadeiras no parque são exemplos de lugares que ajudam a estimular a criança a pensar fora das quatro paredes da sala de aula e de casa e constroem um repertório de mundo e cultura que serão essenciais na sua formação para quando elas se tornarem jovens adultos.
Perguntar o “porquê” das coisas nunca é demais. Estimular as crianças a questionarem o mundo que está à volta delas ajuda a fortalecer seu senso crítico e manter esse comportamento vívido no amadurecimento, e isso é um ganho para todos.
Trabalhar com o estímulo ao questionamento desde a infância prepara as crianças para que se tornem jovens proativos e “exploradores”, contribuindo para o entendimento deles em diversas esferas do conhecimento. Uma dica, quando as crianças fizerem uma pergunta, responda com outra pergunta.Isso as ajuda a pensar ainda mais!
A figura de um adulto na vida de uma criança por si só já é um estímulo. Adultos são as grandes referências do que é amadurecer para uma criança, por isso, o papel de suporte e apoio são essenciais para estimulá-los a colocarem suas ideias, dúvidas e opiniões para fora, diminuindo os bloqueios criativos que surgem durante o crescimento, como a vergonha de se expor, falar em público ou compartilhar pensamentos. Muitas vezes temos que ser o exemplo de tudo isso. Por isso, faça junto. Incentive que experimentem coisas novas e vivam experiências diferentes.
Saber trabalhar em equipe é fundamental para desempenhar bem diversas ações na vida adulta. Desenvolver isso desde a infância é uma vantagem muito grande para os jovens que representarão a próxima geração de profissionais. Na escola, os trabalhos em grupo geralmente fazem parte da dinâmica de ensino, mas você também pode desenvolver isso com as crianças da sua família ou do seu bairro, por exemplo, criando oportunidades para que trabalhem em grupo.
É possível propor brincadeiras, como organizar um desfile de Carnaval, ensaiar uma peça de teatro para a família, brincar de montar um show de mágica ou outras atividades em que as “responsabilidades” possam ser dividas entre um grupo e todos possam participar.
A oratória é um diferencial importante na vida adulta, uma habilidade dominada por poucos e que pode ser útil para diversas situações, principalmente quando é necessário falar em público. Ensinar, desde a infância, como criar e contar histórias é uma forma de fixar como é possível verbalizar ideias e saber se comunicar bem quando crescer, seja na vida pessoal ou na profissional.
Contar histórias não vai estimular só a leitura, mas a imaginação. Quando ouvimos uma história, cada um vai construindo em seu imaginário os personagens e cenários. A partir daí, pode dar início a outras atividades, como criar suas próprias histórias e representá-las.
Fonte: Escola de Criatividade