Até os cinco anos, o desenvolvimento visual das crianças já está quase completo. Entre os três e cinco anos é o período de fortalecimento da musculatura dos olhos, que segue até que ambos os olhos passem a trabalhar de forma conjunta, coordenada e precisa, para então poder iniciar a etapa da leitura e escrita. Reunimos abaixo alguns conselhos simples e atividades que podem ser realizadas em casa para favorecer esse desenvolvimento e potencializar o correto funcionamento da visão das crianças.
Brincadeiras para ajudar as crianças a estimular sua visão
1 – É importante trabalhar a coordenação olho – mão e a motricidade fina. O ideal para melhorar estas habilidades são atividades como desenhar, colorir, massinha de modelar, fazer pulseiras com miçangas…
2 – Os pais podem colocar a criança no colo e ler contos. Dessa maneira irão associando imagens aos textos e irão trabalhando a memória visual.
3 – Podemos utilizar exemplos, como encher um copo de água até a boca e outro com pouca água para praticar os conceitos contrários como: muito e pouco, cheio e vazio, tudo e nada, aberto e fechado...
4 – É conveniente que a criança vá adquirindo hábitos de autonomia na hora de se vestir e que ela mesma possa abotoar sua camisa ou dar um laço no seu tênis.
5 – Ordenar objetos por tamanhos e cores é ótimo para reforçar a discriminação visual.
Nessa idade existem inúmeros brinquedos e jogos para trabalhar as habilidades visuais e a percepção visual e todas elas são dirigidas a favorecer a boa saúde visual das crianças.
Colaboração: Teresa Molina e María Valencia do Instituto de Salud Visual (ISAVI)
Fonte: Guia Infantil