Durante este período de isolamento social que estamos vivendo, quem tem criança em casa não pode pensar apenas em orientá-las para atividades escolares online e entretê-las com smartphones, tablets, videogames e televisão. Criança precisa gastar energia, realizando coisas que as coloque em movimento. Devido ao momento, as crianças estão impedidas de realizar aquelas atividades que elas faziam, como capoeira, ballet ou jogar bola. Muitos, moram em apartamento, e não podem descer para o pátio pelo perigo de aglomeração. Com tudo isso, o nível de atividade das crianças reduziu significativamente, o que gera nos pais a dúvida sobre como introduzir mais movimento na rotina das crianças, muitas vezes, em espaços pequenos, já que muitos moram em apartamento e não podem desfrutar do espaço externo, como quem mora em casa e tem pátio.
Segundo Márcio Alves, professor de Educação Física da Estação Criança e especialista em Psicomotricidade Escolar, a principal sugestão de formas de exercitar as crianças de 0 a 6 anos é promover atividades brincando. "Realizar jogos e brincadeiras variadas que exigem movimento dos pequenos, mas que podem ser adaptadas para fazer dentro de casa, em espaços reduzidos, é uma ótima pedida".
Além de focar na saúde, o exercício diverte, melhora as condições físicas de saúde e promove o bem-estar psicológico e funcional, afastando o estresse e a frustração.
Para que as crianças se mantenham em movimento, é muito importante que os pais deem o exemplo, se mantendo ativos, também. É necessário, também, que sejam criados lugares seguros para brincar, escolhendo atividades apropriadas para cada idade.
Dica: Libere o sofá
Não é hora de reclamar a cada momento que as crianças interagirem com os móveis da casa. Deixe-os moverem cadeiras, subirem em sofás, tudo o que puder ser feito de maneira segura, caso a idade permita. Permitam todo tipo de movimento, dança, salto, cambalhotas, alongamentos, para melhorar a coordenação dos movimentos. Invista na música para incentivar o movimento e a coordenação motora.
• Pule corda: com um tapete macio e uma corda, crie um obstáculo para pular.
• Jogo de jacaré: espalhe algumas "ilhas" ou "barcos" no chão (usando almofadas, bichos de pelúcia) e faça as crianças pularem de um objeto para outro, o objetivo é não cair "na água" correndo o risco de ser comido pelo jacaré faminto, personificado pelos pais.
• Jogo de espelhos: fique na frente da criança, a cerca de 30 cm de distância, e convide-a para copiar todos os movimentos. Estique os braços para o céu, para frente e para os lados, corra no lugar, imite um macaco, um sapo ou qualquer animal. Mude o papel e o adulto copia os movimentos da criança.
• Mestre mandou: Desde pequeno seu filho gosta de imitar suas ações, não é mesmo? Aqui a regra é fazer aquilo que o líder falar. Quem errar a ordem dada (levantar a perna direita quando era a esquerda, por exemplo), sai da brincadeira. Ganha quem ficar por último, que passa a ser o próximo mestre. Outra opção é pedir para um participante se esconder e depois tentar adivinhar quem mandou naquela rodada.
• Morto-vivo: Um dos integrantes da casa é escolhido como o líder e ficará à frente do restante. É ele quem vai dar as instruções a serem seguidas pelos jogadores.
Quando o líder disser: ‘Morto!’, todos terão que agachar. Quando o líder disser: ‘Vivo’, todos terão que dar um pulinho e ficar em pé. Quem não cumprir ou errar o comando é eliminado, até ficar somente um participante, que será o vencedor e o próximo líder.
• Caça ao Teusouro: Organize uma caça ao tesouro doméstico que tente cobrir todas as áreas da casa.
• Encontre a forma: crie formas (quadrados, círculos), letras ou números no chão com fita adesiva. Dê instruções que botem a criança em movimento (por exemplo: "rasteje como uma cobra em direção à cor rosa", "pule como um canguru no círculo", "Corra em direção ao número 3").
• Letras musicais: uma variante do jogo anterior, consiste em colocar a música rítmica para dançar. Pare a música e diga uma das cores, formas ou números. A criança deve encontrar a cor, forma ou número indicado e sentar-se nela.
• A dança do travesseiro: coloque um travesseiro no chão, coloque uma música rítmica e comece a dançar, um dos jogadores diz "travesseiro". Quem conseguir se sentar primeiro no travesseiro, ganha.
• Voa balão: infle um balão colorido, os jogadores terão que atingi-lo jogando-o no ar como se estivesse jogando tênis, mas sem jogá-lo no chão. Você pode contar em voz alta quantas vezes o balão é atingido e tentar quebrar o recorde.
• Alcance o balão: pendure um balão com uma corda na porta, mais alto que o comprimento do braço da criança, depois desafie-o a tocar o balão com a mão. Conte quantos saltos você pode fazer tocando no balão.
• Pista de obstáculos: crie uma pista de obstáculos divertida que inclua vários movimentos (pular, engatinhar, andar em uma linha com um pé, zigue zague etc.). Para criar a rota, por exemplo: bambolê para pular; fita adesiva para formar linhas de várias formas para andar de maneiras diferentes; travesseiros para pular; fio esticado entre dois objetos (por exemplo, cadeiras) para rastejar; cobertores ou tapetes para rolar e copos ou garrafas de plástico como obstáculos para criar um caminho em zigue zangue.
• Basquete: você pode criar uma cesta em casa e jogar com uma bola macia. Você pode usar cestos de roupa, bolsas rígidas, que você pode colocar no chão ou pendurar na maçaneta da porta. Podem ser usadas folhas de jornal, brinquedos fofinhos ou meias enroladas para criar as bolas. Para tornar o jogo mais emocionante, defina um tempo, por exemplo, dois minutos para fazer o maior número possível de cestas.
• Carrinho de mão: pegue os tornozelos da criança, levante as pernas para que ele possa andar com as mãos.
• Pique sino: este jogo clássico pode ser facilmente adaptado para ambientes internos usando fita adesiva para desenhar a campainha no chão. As crianças são vendadas e devem “bater” o sino de acordo com orientações de um dos pais.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a aplicação das recomendações durante os primeiros cinco anos de vida contribuirão para o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças e para a saúde ao longo da vida. Confira, abaixo, quais são elas de acordo com cada faixa etária.
Menos de 1 ano de idade:
Manter o bebê fisicamente ativo, várias vezes ao dia, por meio de jogos interativos no chão. Aqueles que ainda não engatinham, os pais podem colocar a criança em posição de bruços - quando estiverem acordadas - diversas vezes ao dia, totalizando o tempo máximo de 30 minutos. Também não é recomendado deixar o bebê por mais de uma hora corrida em carrinhos de bebê, cadeiras ou preso ao sling. Até 1 ano de idade, o ideal é não expor a crianças às telas. Quanto ao sono, o tempo ideal é de 14 a 17 horas até os 3 meses de idade; e de 12 a 16 horas de 4 a 11 meses de idade, incluindo cochilos.
De 1 a 2 anos de idade:
A orientação, nessa fase, é fazer pelo menos 180 minutos de atividades físicas variadas, em qualquer intensidade, ao longo do dia. Assim como com bebês, não é recomendado que passem mais de 1 hora seguida sentados. Para crianças de um ano de idade, o tempo de tela sedentário (como assistir TV ou vídeos, jogar jogos de computador) não é recomendado. Para aqueles com 2 anos de idade, o tempo não deve ser superior a 1 hora. Já a quantidade de sono recomendada é de 11 a 14 horas, incluindo sonecas.
De 3 a 4 anos de idade:
Crianças dessa faixa etária também devem praticar 180 minutos de atividades físicas diárias, no entanto, pelo menos 60 minutos devem ser de intensidade moderada a vigorosa. Não é recomendado que a criança permaneça por longos períodos consecutivos (1 hora) sentada. É importante também garantir que ela durma de 10 a 13 horas por dia, incluindo um cochilo.
A partir de cinco anos:
Crianças com mais de cinco anos devem acumular pelo menos 60 minutos de atividade física de intensidade moderada a vigorosa diariamente.
Quantidades de atividade física superiores a 60 minutos proporcionam benefícios adicionais à saúde.
A maior parte da atividade física diária deve ser aeróbica. Atividades de intensidade vigorosa devem ser incorporadas, incluindo aquelas que fortalecem músculos e ossos, pelo menos 3 vezes por semana.
De acordo com a OMS, essas atividades melhoram a aptidão cardiorrespiratória e muscular, a saúde óssea e os biomarcadores cardiovasculares e metabólicos da saúde.
Fonte: Catraca Livre / Sempre Família / Folha-Uol