Há formas de lidar com a criança nesse momento que podem facilitar a chegada dela nesse novo universo
Fevereiro está chegando ao fim e um novo ano letivo está começando. Com isso, muitos pais acabam ficando um pouco inseguros, não sabendo como lidar com o filho nesse momento de mudanças.
A adaptação escolar não acontece apenas quando uma criança vai à escola de educação infantil pela primeira vez, mas sempre que se depara com uma nova etapa de ensino ou um novo ambiente. Por isso, na educação infantil, não importa se a criança vai permanecer na mesma escola, ou se é a primeira vez dela na sala de aula, é necessário acompanhar de perto o pequeno neste período de ingresso ou retorno à rotina escolar.
Se o novo gera ansiedade e insegurança em qualquer idade, na educação infantil esse processo é ainda mais intenso. Saindo de suas zonas de conforto, os pequenos se veem em um ambiente coletivo com regras diferentes das de casa, são estimulados a participar de atividades incomuns ao seu dia a dia e passam a conviver com adultos e crianças inicialmente estranhos.
A adaptação é esse momento de transição em que a criança vai se habituando à nova rotina longe dos familiares que tem como referência. E enquanto a criança é ainda tão pequena, em várias ocasiões, como por exemplo após o fim de um feriado prolongado, como é o caso do Carnaval, é necessário readaptar o filho à rotina. Dia após dia, ela vai criando um vínculo com os professores, e colegas, sentindo-se cada vez mais segura.
Não existe um tempo determinado para essa transição. Temos estudos que falam que um tempo médio de adaptação varia de semanas até seis meses.
De acordo com a pedagoga da Estação Criança, Michelle Medeiros, quanto mais segura a família estiver, mais fácil será para todos a adaptação escolar. Ela destaca que existem crianças que chegam falantes e contentes no seu primeiro dia de aula e após algum tempo iniciam com o choro, querendo ficar em casa. Muitas vezes, quando isso ocorre, logo a família fica preocupada querendo saber se aconteceu algo na escola. "O que ocorre é que as novidades terminam e inicia-se a fase da rotina, pois desde a educação infantil existe uma rotina a ser cumprida. Por mais flexível que a mesma seja, é rotina. E muitas vezes as crianças possuem certa dificuldade até estarem completamente adaptadas. Também temos aquelas crianças mais apegadas, que choram e que as mães acabam chorando junto. Pois bem, o que sempre falo para os pais: 'Você deve escolher a escola do seu filho ou filha com o coração. Se o seu coração está em paz, não há motivos para inseguranças. Toda insegurança gerada na família passa para a criança, tornando esse processo mais lento e difícil", explica Michelle.
Quando iniciar a fase escolar, é importante a criança estar ciente de que a família apoia o local onde a mesma irá ficar e de que, acima de tudo, a família confia nas pessoas que ficarão com a ela.
Já a readaptação pode ser um pouco mais tranquila. A criança já tem ideia de como funciona, já conviveu na escola com outras crianças, já viveu a experiência de ficar longe dos pais. Mesmo assim, é comum ela ficar insegura com o que está por vir, novo professor(a), ou no caso de troca de local de ensino, a criança inicialmente pode sentir um pouco a falta dos antigos colegas, mas normalmente ela vai se adaptando com o novo.
O papel dos pais nesse momento de mudanças e novidades é bem importante. Há algumas posturas que podem facilitar o ingresso dos pequenos nesse novo ano letivo. Confira algumas dicas que podem ajudar nesse processo:
Para ajudar a escola nesse processo de adaptação, é importante detalhar ao professor(a) do seu filho como ele é. Na Estação Criança, os responsáveis respondem um questionário e logo no início do ano é feita uma reunião com a professora e os pais. Esse encontro também é uma oportunidade de criar um vínculo entre a instituição e a família e dar mais segurança aos pais.
Vale falar um pouco sobre brincadeiras preferidas, medos, quem está presente no cotidiano da criança, quanto tempo ela costuma passar com os pais, além de cuidados especiais de saúde e alimentação. Com essas informações, fica mais fácil para a escola saber lidar com a criança.
O diálogo entre família e educadores é importante para entender os hábitos da criança e minimizar mudanças na transição casa-instituição escolar.
Por volta dos dois anos e meio, já é possível explicar esse novo momento e tirar dúvidas dos pequenos para que se sintam mais confortáveis. Os pais devem mostrar segurança para a criança sobre o local que ela vai ficar. O momento de preparação para a escola, sempre que possível, deve ser um momento em família. Envolver a criança na hora de arrumar a mochila é bem interessante. Ela precisa sentir que está sendo cuidada e que participa dos preparativos.
Os pais são essenciais nesse processo. A integração entre família e escola deve acontecer desde o começo. Na instituição de ensino é importante que algum familiar acompanhe o pequeno nos primeiros dias, para não deixá-lo sem referência e prolongar uma adaptação mais sofrida.
Na Estação Criança o processo de adaptação dos alunos novos se dá de forma gradual. Inicialmente, a criança fica durante uma hora em sala com a professora e o familiar aguarda na recepção. "Em casos de choro recorrente, a criança é levada ao encontro do familiar para que ela tenha a certeza que o mesmo está lá. Trabalhamos desta forma, pois vemos a necessidade da criança criar um vínculo com a professora e poder ter o seu 'adulto referência' na hora que sentir necessidade de solicitar algo. A cada dia acrescentamos uma hora a mais na adaptação, até que a mesma consiga permanecer um turno tranquila e sentindo-se segura no ambiente escolar", explica a pedagoga.
Este momento, em alguns casos, costuma ser regado a choro e negação da separação. Para evitá-lo, alguns pais aproveitam a distração dos filhos para ir embora despercebidos, só que isso não é aconselhável. Quando isso é feito, no momento em que a criança percebe que está sozinha, o choro vem acompanhado de um sentimento de abandono e desespero.
A despedida é fundamental para a adaptação. Por mais que seja algo difícil e doloroso para ambos, no início, é essencial ser honesto com o filho, para que ele sinta confiança nesse processo. "A clareza da despedida é saudável e necessária. As crianças da educação infantil ainda estão na fase concreta, desta forma é importante ao despedir-se informar que vai, mas que logo volta. E quando retornar, relembrar que havia falado sobre o retorno. Uma dica simples são os objetos de transição, muito utilizados nesse período. Aí vale um paninho com o cheiro da mãe, uma foto ou um brinquedo mais especial", reforça Michelle.
A Escola Estação Criança preza pelo bem estar de todos. "Ao longo do período de adaptação, caso seja verificado que a criança permaneça chorando e entrando em sofrimento, não hesitamos para levá-la ao encontro do familiar. Este processo de adaptação é extremamente importante e não pode ser traumático. É de extrema importância, na ausência física de um familiar, que os telefones estejam sempre atualizados para que possamos entrar em contato o mais rápido possível", destaca a pedagoga da escola.
O choro é algo bem frequente durante a adaptação. O pequeno passa a questionar que local é esse e quem são essas pessoas ao seu redor. O vínculo vai sendo criado com o passar dos dias. Os objetos de apego podem ajudar a confortar as crianças por remeterem ao ambiente familiar. Por isso, levar à escola algo que a criança tenha apreço pode ajudar nesse momento.
O choro é uma forma de comunicação, mas algumas crianças se sentem retraídas e não choram. Os pais devem observar com calma e dar atenção ao filho, mesmo que ele não chore nesse momento. O período de adaptação acontece para todas, mas as crianças lidam de forma diferente com os seus sentimentos.
O ano letivo na Estação Criança inicia na próxima semana, dia 2 de março.
Com informações do site Nova Escola