Você sabia que a dança na educação infantil pode estimular e desenvolver capacidades positivas na criança, que a acompanharão pelo resto da vida? Mais que uma manifestação artística ou divertimento, a dança para as crianças é muito benéfica.
Quando realiza os movimentos, o pequeno estimula a coordenação motora, postura, flexibilidade, noções de espaço e lateralidade, fortalece a musculatura e adquire maior consciência corporal. Também possibilita uma maior facilidade de integração social, musicalidade e ritmo às crianças.
Na Estação Criança a dança é muito incentivada. Além do espetáculo de final de ano, que as crianças ensaiam e realizam apresentações musicais, durante o ano letivo os alunos também são incentivados a dançar, com diversos eventos musicais que ocorrem em diversos meses, além das aulas de Ballet que são oferecidas a partir do Maternal.
No dia 28 de novembro as crianças que participam das aulas de ballet na escola realizaram uma apresentação na Academia Biodance, aberta para pais e alunos, dando um show de interpretação.
Há teóricos que, inclusive, afirmam que quando as crianças frequentam aulas de dança no período pré-escolar têm mais facilidade de ser alfabetizadas.
A dança pode e deve ser praticada desde cedo. Para começar, coloque estilos diferentes de música em casa e incentive o pequeno a fazer movimentos simples. No início ele imitará os pais ou outros adultos e, aos poucos, irá criar seu próprio estilo. Oportunize o contato com diversos estilos, como rock, jazz, samba, pop… Com o passar do tempo a própria criança vai escolher seus ritmos preferidos.
Fonte: Xalingo