Quem aí já não sabe o que inventar de atividades e brincadeiras para as crianças nessa quarentena? Ficar isolado com criança em casa durante a pandemia pode não estar sendo fácil para muitos pais, mas o bom é que existem diversas coisas divertidas que da para fazer para passar o tempo com os pequenos.
Nesta semana celebramos o Dia Mundial do Livro, comemorado anualmente em 23 de abril. Que tal então aproveitar a semana para deixar as crianças ainda mais próximas dos livros? Provavelmente você já deve ter recorrido à literatura, lendo histórias variadas para o seu filho. Mas você sabia que há outras formas de aproveitar os livros para passar o tempo na quarentena?
A brincadeira faz bem não só aos pequenos, mas também aos adultos que os acompanham. Quando você brinca verdadeiramente com uma criança, senta com ela e é totalmente dela por um tempo, vocês constroem um espaço seguro e leve. Isso tem um grande impacto para a saúde mental de ambos! Talvez você até descubra com o seu pequeno que a quarentena pode ter outras cores e sabores.
Pensando na importância da brincadeira nesse período separamos algumas dicas sobre como brincar aproveitando os livros que você tem em casa! Assim, além de cuidar da saúde mental, ainda aproveitamos para alimentar a curiosidade em relação aos livros. Por isso, reunimos dez ideias de atividades que podem ser feitas com os pequenos usando os livros.
Nenhuma história acaba com o fim de uma leitura. Os personagens e os enredos ainda nos acompanham no universo da imaginação! Quem nunca ficou se perguntando por que aquele livro ou série terminou daquele jeito? Ou sentiu que os personagens são como amigos? Pois é, o mesmo acontece com livros infantis! Por isso, atividades que ampliem o alcance das histórias são tão atraentes.
Assim, depois de contar uma história, você pode fazer:
Se a história é de esconde-esconde, por que não reproduzir a brincadeira em casa? Já, se a história for sobre um mágico, que tal fazer truques de mágica com os pequenos?
Uma revista daqui, um jornal dali, tudo pode ser material para uma colagem. Mas não só os materiais impressos. A folha caída de uma plantinha de casa ou um botão também podem compor uma obra de arte.
Vocês podem usar de inspiração os traços presentes nos livros, suas cores e técnicas. Por exemplo, no livro o ilustrador usou as cores vermelho e azul… O que podemos criar com essa combinação?
Perguntas envolvendo os personagens principais e o conflito central da história faz com que seu pequeno reflita sobre a narrativa.
O teatro é ótimo para o desenvolvimento da criatividade! Faça um teatro e convide o pequeno a representar o seu personagem favorito.
Aflore a imaginação e a criatividade do pequeno, pensando novos caminhos para uma história já conhecida.
Como assim? A brincadeira é mais ou menos como ‘Onde está o Wally?’. Você escolhe alguns elementos da ilustração de um livro e sugere que a criança os encontre.
Se o livro escolhido tem uma adaptação para o cinema, convide o seu pequeno a fazer uma sessão pipoca! Caso a obra ainda não tenha uma versão em vídeo, pesquise por animações com temas semelhantes. Assim você mostrará ao seu pequeno que existem várias formas de falar sobre algo.
Pode ser a continuação da história contada ou outra ideia que der na telha.
Para recontar uma histórias os pequenos precisam ativar a memória, a criatividade e a habilidade de conectar ideias. Além de desenvolver essas habilidades, esse momento também contribui para o fortalecimento dos vínculos em casa!
Com essas dicas de atividades em família, brincadeiras para fazer com os livros não faltam! Aproveite, se junte ao seu pequeno e divirtam-se!
Fonte: Leiturinha